WinRoute dá conflito com ADSL (Windows 2000)

Fórum Banda Larga - ADSL : PT , Clix , Sapo , Oni , etc.

WinRoute dá conflito com ADSL (Windows 2000)

Mensagempor rascasso em Quinta 07-08-2003 16:23

Viva

esta é a primeira mensagem que coloco neste magnífico site onde toda a gente aponta e tenta resolver os problemas da melhor maneira possível. O meu problema é o seguinte:

Comecei a ter hoje (dia 7 de Agosto) ADSL, moro em Cabanas-de-Tavira (Algarve), que só passou a ter cobertura no passado dia 1.

Instalei o ADSL SAPO com o tal modem Octal (não me lembro do nº de modelo) que dizem que é de fabrico nacional com o cuidado de instalar primeiro os drivers e só mais tarde quando o computador reiniciasse ligava o modem ao USB no computador.

Fiz tudo isso, tudo correu bem, o processo de autenticação e entrada na rede tudo bem, mas só que depois acontecia que quando queria começar a surfar não conseguia contactar nenhuns servidores, nem os de DNS sequer. Este computador que tava a utilizar é um Duron 1200 com motherboard Gygabite (chipset da VIA), Windows 2000 português service pack 4. Depois experimentei a instalar a ADSL com o meu portátil que tem o XP Pro versão americana instalada tudo correu às mil maravilhas!

Mas eu queria era ter ADSL no computador de secretária de casa não no portátil, ao qual acedia através do programa de gateway WinRoute. Depois de experimentar de mil e uma maneiras, desinstalado e instalando os drivers uma remessa de vezes, lá me decidi a telefonar para os tipos da assistência técnica. Lá eles me disseram que podia ser desde o anti-vírus até software firewall. Ora desinstalei o norton e lembrei-me que de firewall só tinha a do winroute. E não é que descobri que era o winroute que me estava a impedir de abrir páginas ??? Isto é assim, agora tenho o winroute desactivado no computador fixo e para aceder à net a partir do portátil tenho que usar um programa de proxy (o AnalogX Proxy) que não me dá a mesma liberdade do que aquela que um programa como o WinRoute que serve de gateway. Alguém teve um problema parecida que o soubesse resolver que me possa ajudar, desde já obrigado.
rascasso
Utilizador
Utilizador

Registado: Quinta 07-08-2003 15:56

Problema resolvido!!!

Mensagempor rascasso em Sexta 08-08-2003 3:38

Ao fim de um certo tempo de pesquisa na net, lá consegui resolver o meu problema!!! :)

Tudo tinha a ver com o facto do programa de instalação do sapo adsl instalar uma placa de rede ethernet na qual depois era criada uma ligação telefónica à rede (semelhante à de um modem analógico). Esta ligação sobre a placa de rede virtual usa o protocolo PPPoE (PPP over Ethernet). Acontece que estava a NAT activa na placa de rede, O QUE NÃO É CORRECTO! Era a ligação que deve estar usando NAT, não a placa virtual. Esta era origem do suposto conflito entre a ADSL e o winroute. Mas os problemas não terminaram aqui. Achei estranho a ligação estar a ser extremamente lenta a partir do computador cliente e depois fui ao site da kerio saber mais pormenores, lá fiquei a saber que a origem podia ter a ver com o tamanho máximo do pacote IP e sugeriram-me que fizesse o seguinte teste:

ping -f -l 1492 [um site qualquer]

isto era o que estava no site da kerio, que produz o winroute, mas na realidade o que deve se fazer de acordo com o site annoyances.org é

ping -f -l 1492 [nome ou ip do servidor que está ligado à net]

a partir do cliente

supostamente isto vai originar uma mensagem de erro dizendo que o pacote deve ser fragmentado. Estamos à procura do tamanho máximo que um pacote IP pode ter numa ligação que usa o protocolo PPPoE. Iam-se experimentando diferentes valores menores que 1492 até encontrar o primeiro que não desse erro. Este consistia então nesse valor máximo para o pacote IP. Esse valor devia ser acedido então no registo na entrada

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Tcpip\Parameters\Interfaces\
´
lá estão várias chaves colocados entre {}, devemos seleccionar a correspondente à placa de rede que usamos no computador cliente, isto é, aquele que usa a partilha do servidor que tá ligado ao modem ADSL, aí acrescenta-se um valor de nome MTU com um valor DWORD de valor (decimal) correspondente ao obtido no teste do ping. Tudo isto deve ser feito com o regedit, aconselho que façam primeiro uma exportação dos valores desta secção do registo a ser modificada, no caso de acontecer alguma barraca, mas comigo nada de mal aconteceu.
A partir daqui foi surfar a partir do meu portátil às mil maravilhas.

Espero que esta informação seja útil a mais alguém

rascasso

Cabanas-de-Tavira
rascasso
Utilizador
Utilizador

Registado: Quinta 07-08-2003 15:56

Voltar para ADSL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes