Cabos de Rede!

Fórum Banda Larga - ADSL : PT , Clix , Sapo , Oni , etc.

Cabos de Rede!

Mensagempor castanheira20 em Quarta 29-07-2009 1:30

Boas noites:

Gostaria de saber quais as diferenças entre um cabo de rede UTP e um cabo de rede FTP? E também gostaria de saber a vossa opinião nomeadamente no seguinte, eu estou a pensar comprar cabo FTP e passa-lo do modem/router até ao switch, e a partir do switch por cabo UTP cat 6 até aos computadores, qual a vossa opinião? E mais uma coisa para cravar cabo FTP as fichas são as mesmas para o Cabo FTP ou são diferentes? E posso cravar o cabo FTP da mesma maneira, como cravo num cabo UTP ou é de maneira diferente do cabo UTP?

Muito Obrigada!
castanheira20
Utilizador
Utilizador

Registado: Quarta 19-11-2008 2:37

Re: Cabos de Rede!

Mensagempor The_Imortal em Quarta 29-07-2009 2:40

Boas,

Então é assim, cabo FTP é o k tem blindagem e um fio de cobre para ligar à terra... Este cabo é o mais recomendado para passar em calhas em grandes distancia e k nessas calhas também passem cabos eléctricos...

O cabo UTP não tem blindagem nem o fio de cobre... Este cabo é mais utilizado para pequenas distancias como ligar os dispositivos entre si (modem, router, switch) e ligar estes às tomadas de rede ou ao mostrador (armário com os painéis de rede)... Também é utilizado para fazer a ligação das tomadas aos PC's...

Portanto, a ligação correcta será mesmo:
Entre as tomadas e o mostrador (armário com os painéis de rede) é para ser utilizado o cabo FTP (cabo para passar pela casa)
Entre as tomadas e os PC's e para ligar os diversos dispositivos entre si ou para os ligar ao mostrador é para ser utilizado o cabo UTP...

Isto também porque, para cravar fichas RJ45 num cabo FTP não é facil devido a este cabo ser mais rijo, o UTP é mais maleável... Se verificares, normalmente todos os cabos de compra já feitos são cabos UTP assim como os cabo que trazem as caixas quando adquires um router/modem/switch...

Espero ter ajudado 8)
The_Imortal
Utilizador
Utilizador

Registado: Quinta 20-12-2007 19:37
ISP: sapo

Mensagempor The_Imortal em Quarta 29-07-2009 3:10

Sorry, já não deu para editar :(

No teu caso especifico, entre o modem e o switch convem passares cabo UTP, o mais maleável... Depois indicas que vais ligar os PC's directamente ao switch mas é como indico, se for para andar a atravessar paredes, o que aconselho é adquirires tomadas de rede, como indiquei não é facil cravar fichas nos cabos FTP...

Imagem
Se tiveres que fazer algo deste genero, fica assim:
-> A Verde - Tomadas de Rede
-> A Vermelho - Cabo FTP
-> A Azul - Cabo UTP

No lado dos equipamentos ligas tudo com cabo UTP e ligas o switch à(s) tomada(s) também por cabo UTP
Entre as 2as tomadas ligas cabo FTP, é bastante mais facil ligar este cabo a tomadas do que cravar-lhe fichas RJ45
No lado do(s) Pc's é ligado também com cabo UTP da tomada aos PC's...

Qualquer duvida é dizeres 8)

PS: Sim, o cravamento das fichas (a disposição dos cabos) é igual...

Já agora, caso precises, deixo tb aqui o esquema do cravamento das fichas:
Imagem
The_Imortal
Utilizador
Utilizador

Mensagempor castanheira20 em Quarta 29-07-2009 11:39

Mas eu não tenho tomadas de rede..... é só modem\router>>>> switch>>>> PC´s..... Não tenho tomadas nenhumas.....
castanheira20
Utilizador
Utilizador

Mensagempor castanheira20 em Quarta 29-07-2009 16:48

Então e não poderei ligar do Modem até ao Switch com cabo FTP e depois do Switch ligar cabo UTP para os computadores?
castanheira20
Utilizador
Utilizador

Mensagempor The_Imortal em Quarta 29-07-2009 17:14

Boas,

É ao contrário... Cabo UTP é o mais maleàvel, é esse que tens que ligar do modem ao switch... Do Switch aos PC's é cabo FTP...

Sempre podes adquirir tomadas... Penso que até no jumbo e coisas do genero se arranjam... É como se fosse uma tomada electrica mas é para ligar um cabo de rede...

Eu por exemplo em casa nem tenho as tomadas cravadas na parede, estão "soltas"...

Mas tb podes tentar cravar as fichas RJ45 no cabo FTP e ligar directamente, digo k é dificil mas não é de todo impossivel... Vais perder algum tempo, gastar algumas fichas pq duvido que fique tudo Ok à primeira mas, é uma questão de tentares...

Por outro lado, podes ir a uma casa de imformática para te fazerem o cabo já com as fichas cravadas mas ai vais ter que passar o cabo por corredores e a atravessar a casa... Basta para isso tirares medidas...

E numa casa de informática sempre têm um testador de cabos (pelo menos a maior parte das casa que fazem cabos deve/deveria de ter), testam logo o cabo e é só chegares a casa e ligar as coisas...
The_Imortal
Utilizador
Utilizador

Mensagempor castanheira20 em Quarta 29-07-2009 17:28

Mas sem falarmos em questão de ser maliavel ou não, se fizer a troca por o cabo FTP, do modem ao Switch?
castanheira20
Utilizador
Utilizador

Mensagempor The_Imortal em Quarta 29-07-2009 20:05

O cabo é o mesmo, a diferença já disse qual é, a blindagem... De resto, se queres fazer tudo em UTP ou FTP, é ctg...
The_Imortal
Utilizador
Utilizador

Mensagempor castanheira20 em Sexta 31-07-2009 15:47

Este cabo pode ser ligado directamente a um switch?
Muito Obrigada
castanheira20
Utilizador
Utilizador

Mensagempor The_Imortal em Sexta 31-07-2009 20:56

castanheira20 Escreveu:Este cabo pode ser ligado directamente a um switch?
Muito Obrigada

The_Imortal Escreveu:O cabo é o mesmo, a diferença já disse qual é, a blindagem... De resto, se queres fazer tudo em UTP ou FTP, é ctg...
The_Imortal
Utilizador
Utilizador

Voltar para ADSL

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes